Quais os destinatários originaisdo Evangelho de Mateus?
Ele era um cobrador de impostos da época de Herodes em Cafarnaum, e foi convidado por Jesus para segui-lo. O pedido foi aceito e o apóstolo acompanhou Jesus até o fim da sua vida, pregando por onde passava que Jesus era o Messias.Assim, o apóstolo Mateus continua sendo o autor mais aceito entre os estudiosos, desde os mais antigos até os mais modernos. Mesmo que haja alguma dificuldade em se determinar com exatidão sua autoria, nada esconde a verdade que o próprio Espírito de Deus é o principalautor desse Evangelho. Com um arranjosistemático muito bem feito, o autor do primeiro Evangelho traz uma categorização e organização dos temas de forma impecável. Assim Mateus nos proporciona a experiência maravilhosa de lermos os relatos do ministério de Jesus descritos por uma testemunha ocular: o próprioapóstolo Mateus. Também é considerado o autor de um dos livros da Bíblia que leva o seu nome. É muitas vezes mencionado como Levi, filho de Alfeu. O Evangelhode Mateus é o primeiro livro do Novo Testamento. Eleera o principal Evangelho utilizado pela Igreja Primitiva. Através do evangelho de Mateus, todo cristão verdadeiro é instruído a cumprir com gratidão o serviço de anunciar o Reino de Deus.
Como o TikTok de uma adolescente afetou milhares de pesquisas científicas
O nome foi introduzido na Inglaterra pelos normandos, através das formas medievais Mathiu e Matheu. Como um nome inglês, tem sido adotado desde a Idade Média, mas tornou-se mais popular após a Reforma Protestante, influenciado pela versão grega Matthias. Em virtude da sua antiga profissão, São Mateus é o padroeiro dos contadores e dos auditores fiscais e tem como principal templo a Catedral de Salermo na Itália. Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá? São Mateus (Brasil), São Mateus do Maranhão (Brasil), São Mateus do Sul (Brasil), Mateus Leme (Brasil) O propósito e tema do Evangelho de Mateus é apresentar Jesus como o Messias, o Filho de Deus. Ele é descrito no primeiro Evangelho como sendo o cumprimento das profecias anunciadas pelos profetas no Antigo Testamento. Como acontece também com os outros Evangelhos, no livro de Mateus não consta o nome do seu autor. Porém, a tradição cristã o atribuiu a Mateus (também chamado de Levi), um dos doze apóstolo de Jesus.
- Os nomes dos 12 apóstolos de Jesus Cristo: origem, significados e curiosidades
- Nomes bíblicos: 41 bonitos nomes de fé que significam milagre de Deus
- 51 nomes medievais masculinos e femininos e seus significados
- Nomes masculinos antigos: 35 nomes incríveis com o significado
Esboço do Evangelho de Mateus
Logo na genealogia do capítulo 1, o Evangelho de Mateus mostra
que Jesus é o tão esperado rei prometido. O reino que Ele trouxe
é o cumprimento do plano de redenção de Deus. Um dos pontos mais
discutidos entre tais críticos é a dificuldade que existe com
relação ao idioma em que o Evangelho de Mateus foi escrito.
Existe a possibilidade deque Mateus tenha escrito sua obra em
hebraico e grego. Mateus é um nome masculino originado a partir
do hebraico Mattiyyah. Trata-se de uma redução do nome
Mathathiah, que chegou até à língua portuguesa a partir do
latim Mataeus. Significa dom de Deus", "presente de
Deus" ou "dádiva de Deus. Provavelmente o Evangelho de Mateus
teve como destinatário a igreja de Antioquia. Essa era uma
congregação formada por judeus e gentios (cf. Atos 15). Gênero:
nome masculino
O nome Mateus escrito ao contrário: Suetam
Após o século 18, alguns críticos começaram a contestar a autoria
do primeiro Evangelho.
Eles passaram a sugerir que o verdadeiro autor foi um cristão anonimo do século 1, e que talvez este tenha utilizado alguns manuscritos originalmente escritos pelo apóstolo Mateus para compor essa obra canônica. Alguns detalhes do próprio Evangelho de Mateus demonstram que havia muitos judeus entre seus destinatários originais: A data que o Evangelho de Mateus foi escrito é incerta, mas é muito provável que seja entre 60 d. C. e 70 d. C. É amplamente aceito que o autor do Evangelho de Mateus utilizou o Evangelho de Marcos como uma fonte para seu material. Isso parece claro quando analisamos ambos os Evangelhos. Dos 661 versículos do Evangelho de Marcos, 606 possuem paralelo no Evangelho de Mateus. Neste texto faremosum panorama completo sobre o Evangelho de Mateus. Saberemos quem foi seu autor, a data provável em que foi escrito, o propósito, características e o esboço dessa obra tão importante para todos nós. O Evangelho de Mateus nos informa que Jesus: cumpriu as Escrituras; inaugurou o Reino de Deus; comissionou seus seguidores a espalhar esse reino a todos os povos, tribos e línguas; advertiu que a tarefa de evangelizar seria acompanhada de aflições e perseguições, mas também avisou que sempre estaria com aqueles que são seus. Por fim, Ele prometeu que um dia retornará e o Reino de Deus alcançará sua plena realização.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Seja como for, a verdade é que não existem argumentos realmente convincentes para que de fato a autoria do Evangelho de Mateus, pelo próprio Mateus, seja contestada.Source: https://www.msn.com